domingo, 28 de fevereiro de 2010

ÁFRICA ANTES DA COLONIZAÇÃO

Publicado

Olhando para o continente africano antes da colonização e para o período seguinte, com relevância para o actual, deparamo-nos com realidades opostamente distintas. África, antes da colonização, era um continente quase primitivo, enquanto que depois dos contactos com a civilização europeia, tomou o caminho do progresso. Este, de início, lento, foi crescendo depois da abolição da escravatura e com a chegada dos verdadeiros colonos.

Os colonos, contrariamente ao que a propaganda anti-colonial fez constar, foram os principais agentes da propagação da vontade e da apetência pelo trabalho com o objectivo de alterar os recursos primitivos por estruturas, de início provisórias e mais tarde definitivas que garantissem o progresso. De um modo geral os colonos foram pacíficos nas suas acções, mantendo boas relações com os indígenas, criando um clima de integração mútua, quase total.

Em relação ao Enclave de Cabinda, esta fase próspera de África, acentuou-se no segundo quartel do século XX com o clímax nos anos 50. Gerou-se uma convivência tolerante e de interesses recíprocos entre colonos e africanos que apaziguou ânimos e veleidades de ingerência dos primeiros nas tradições e costumes dos segundos. Resultou até, em alguns casos a miscigenação das raças branca e negra, que deu como fruto o mulato. Juntos fizeram crescer um território que até aquela época pouco tinha evoluído, dado os propósitos colonialistas das potências estrangeiras, antes dos portugueses terem merecido a preferência do povo cabindês.

Não há dúvida que o quadro geral de África mudou completamente de aspecto, com o progresso que os colonos lhe imprimiram e dinamizaram, utilizando os seus conhecimentos e métodos de modernidade ocidentais, quer através de bens úteis, como dos idiomas e religião unificadores e aglutinadores das tribos. Destas iniciativas surgiram aldeias recuperadas, novas vilas e cidades e até eventuais Novos Estados na verdadeira acepção do termo e não como hoje se apresentam.

Sem comentários: