domingo, 28 de fevereiro de 2010

A ÉTICA E A ESTÉTICA

Inédito

Um tema deveras interessante para ser tratado, sem contudo deixar de tocar na sensibilidade das pessoas que se preocupam mais com a estética do que com a ética.

Nos dias actuais, a generalidade das pessoas prestam mais atenção à sua aparência do que à sua postura. Perdem tempo e dinheiro a aprimorarem a imagem, cuidando, exageradamente, do cabelo, do rosto, do vestuário, recorrendo, em muitos casos, a meios artificiais, como retoques estéticos da pele, cabelos postiços, piercings, tatuagens, etc... Além de alterarem a sua figura natural, tornam-se, por vezes, verdadeiras sombras de si próprias, quase irreconhecíveis, pondo em perigo a sua própria saúde. Estes casos são mais chocantes nas jovens que, sendo naturalmente belas, perdem todo o seu encanto para se tornarem autênticas máscaras.

Ainda existe um grande leque de pessoas que se preocupa mais com a ética, não descurando contudo a manutenção da sua boa aparência. Para eles é mais importante saberem relacionar-se com o próximo através das boas maneiras e do respeito que esperam ser mútuo. Infelizmente, são confrontados, diariamente, com situações anacrónicas, completamente absurdas, provocadas por aqueles que descuram a ética por estarem mais preocupados em impressionar pela aparência desvirtuada.

Destas dissonâncias resultam desentendimentos e litígios frequentes que apenas contribuem para a fricção e agravamento das relações entre os membros da sociedade, sendo este fenómeno mais relevante nas comunidades urbanas. Seria desejável que todos se preocupassem mais com a ética para serenar ânimos e transmitirem sinais de mais tolerância, compreensão e solidariedade imprescindíveis à consolidação de desejáveis tréguas.

Sem comentários: