domingo, 28 de fevereiro de 2010

O ANTES...O AGORA!!! E O DEPOIS?

Publicado
Este tema é muito actual pelo que merece ser abordado em linhas gerais para avivar a memória dos portugueses para a sua história passada, presente e futura. O Antes de Portugal tem a ver com o Passado e é rico em factos e acontecimentos de onde se pode extrair um manancial de bons exemplos a aplicar no Agora, do Presente e prolongá-los no Depois do Futuro. E é do Presente que se parte para o Futuro.

Uma professora de História que tive nos anos 50, embora de origem francesa, vibrava e emocionava-se ao narrar-nos passagens da Nossa História. Dizia ela que a História de Portugal era das mais completas, multifacetadas e belas do Mundo.

No meu modesto entendimento, desejaria que os nossos governantes avaliassem, seriamente, a possibilidade de ser criada uma comissão de 6 a 10 deputados que tivesse como missão exclusiva estudar os momentos mais positivos da Nossa História, adaptando essas politicas de antanho ao presente, para imprimir ao exercício actual da governação uma lógica mais formal e cívica, produzindo leis potencialmente simples, práticas e justas. Este seria um contributo muito positivo para a consolidação da Democracia e o relançamento de todas as políticas no sentido de amenizar as perturbações do Presente e criar condições para o Futuro.

Estou convicto que se derrubariam muros e guetos, tornando a sociedade mais igualitária, instruída e com melhor auto-estima, ingredientes indispensáveis ao progresso de Portugal, colocando-O no patamar mais elevado, ombreando com alguns países do Mundo.

Sem comentários: