domingo, 28 de fevereiro de 2010

O GRANDE PATRIMÓNIO E O HOMEM

Publicado

Como é óbvio, relacionar o Grande Património com o Homem é imperativo para se tirarem ilações da necessidade de serem tomadas medidas urgentes e inadiáveis correctoras dos desvios cometidos pelo Homem.

O Grande Património é todo o Universo natural que compõe a Terra, planeta que nos foi legado pelo Poder Divino para nele vivermos. Porém o Homem não deu a devida importância a esse facto, servindo-se do seu Património Natural para o delapidar e degradar no seu proveito imediato, insensato e egoístico. Essa atitude tem passado por agredir a Natureza, devastando as matas pelo seu derrube e pelas suas queimadas, desventrando as suas entranhas para extrair as riquezas minerais, extraindo dos mares a sua fauna, secando fontes de água e mudando o curso das águas correntes, poluindo o ar através das fábricas e dos transportes mecânicos movidos a combustível, etc...

Não se vislumbra um retrocesso nos comportamentos do Homem, antes sim um recrudescimento das suas acções malévolas contra a Natureza para beneficiar das mais-valias imediatas, Assim a Natureza, inconformada, rebelar-se-á cada vez mais contra os maus tratos do Homem, causando-lhe danos gravosos materiais e morais. Este estado de coisas redundará na destruição do Grande Património que o Homem não sabe nem saberá estimar.

Sem comentários: