domingo, 28 de fevereiro de 2010

OS PILARES DA NAÇÃO

Idédito

É da mais elementar e inverosímil lógica que a nação é o resultado de uma amálgama de células familiares em redor de um símbolo de identidade própria incomparável e inconfundível com centenas de outras nações existentes no Mundo em que coexistimos.

É conceptual e incontestável que reside na família o sentimento agregador de vontades e ambições de projectos e realizações comuns cujos resultados obtidos revertem para si e para a Nação. As funções do Estado não devem ser de dominador da Nação e, consequentemente, dos cidadãos, mas tão só de regulador e disciplinador das regras por que deve a sociedade reger-se. Essas regras são definidas por leis justas e práticas que devem criar condições para que as famílias se consolidem o melhor possível. Estas medidas têm a ver com boas políticas de educação, de saúde, de justiça, de trabalho, criando leis que não favoreçam as já por si debilidades matrimoniais e o incentivo à dependência dos subsídios, não perdendo em vista o conceito da união familiar. Se fosse possível atingir-se a concretização destas premissas, teríamos uma Nação consistente e cada vez mais orgulhosa da sua Identidade e Independência.

Por sua vez, as famílias deverão acautelar a educação de seus filhos, não permitindo excessos e condutas menos próprias e adequadas ao civismo e respeito por si próprios e pelo próximo. Esta perspectiva advém: do abandono escolar; da frequência alienatória dos jovens, de ambientes de diversão nocturna até de madrugada; o livre consumo de estupefacientes; a prostituição livre e selvagem (não regulamentada); etc.. Estes males apenas servem para desmembrar as famílias, enfraquecendo, como consequência, os pilares em que assenta a Nação.

Esta é mais uma reflexão profunda que requer a atenção dos dirigentes deste país e das próprias famílias para que sejam mais vigilantes e exerçam uma política e doutrina consentâneas com os nossos verdadeiros valores, herdados de um passado valoroso e dignificante que devem merecer o reconhecimento e o exemplo de Todos Nós.

Sem comentários: