domingo, 28 de fevereiro de 2010

TENTAÇÕES E OPÇÕES

Singularidades da Língua Portuesa

Inédito
Mais dois termos sempre presentes na vida de todos nós que têm total interligação. Os momentos cruciais das nossas decisões, durante a nossa vivência, são protagonizados pelas tentações e subsequentes opções que tomamos.

Sempre que uma tentação aflora à nossa mente, devemos parar para reflectir e poder concluir se a opção a tomar será a mais correcta. O que acontece é que quando a tentação é influenciada pelo raciocínio toldado, torna-se difícil clarear ideias para se tomar a melhor opção e porque o tempo é escasso toma-se a opção inadequada de que resultam consequências nefastas tanto para o decisor como para os agentes envolvidos.

Poderia citar mil exemplos das tentações que produzem as opções nocivas pela simples razão de ter testemunhado durante a minha já longa vida, casos que mais parecem irreais do que verdadeiros. Vejamos os seguintes factos: uma paixão perigosa que leva ao compromisso amoroso e até conjugal sem sucesso, culminando com o divórcio; o empregador que ousa montar uma armadilha ao seu empregado, considerado incómodo, para o despedir com justa causa; o político, inebriado pela ascensão rápida e pelo poder que, para usufruir de privilégios e mordomias, usa o cargo para produzir leis a esmo, no pior sentido prático; o professor que toma um aluno de “ponta”, prejudicando-o, sem fundamento, na sua avaliação; o aluno que se esquece que o professor, por ser seu mestre e formador, deve merecer o máximo respeito; o eclesiástico que, ultrapassando as suas competências do sacerdócio, se tenta a invadir a esfera política; o pedófilo que, movido por uma obsessão permanente, toma opções deveras nefastas e monstruosas ao lesar os direitos mais legítimos de inocentes indefesos no germinar das suas vidas; etc...

É desejável que as pessoas se esqueçam a todo o momento das tentações negativas e tomem as opções mais consentâneas com o reconhecimento dos direitos dos outros que são importantes para as suas vidas pela sua interdependência.

Sem comentários: