sexta-feira, 5 de novembro de 2021

LISBOA MEU AMOR


Tenho de ti mil ciúmes, trocaste o meu amor,

Por estrangeiros e aventureiros, sem valor,

Cobriste o céu de nuvens que te levou a luz,

Tudo em ti é centenário, tens o que me seduz.


Tuas colinas, miradouros, ruelas e encostas

Sāo o teu encanto quando enfim adormeces

Depois dos fados se fazerem ouvir por vozes

Do Marceneiro e Amalia nos retiros típicos.


Até o Tejo tu ignoras, o melhor companheiro 

Que tu sempre tiveste, quando tua paixão

Passou a um amor incondicional, o primeiro,

Que tiveste na tua vida de alma e coração.


Por ti também me enamorei, na juventude 

Que contigo passei, quando eu estudava 

Nos anos cinquenta, na tua bela quietude

E sem te confessar o quanto te adorava.


Enfim, depois da tua traição, te perdoo,

Desde que me recebas carinhosamente,

Quando voltar ao teu colo e finalmente

Eu deixar de ser cego e um mero parolo.


Lisboa, Lisboa, faz ouvir os teus pregões

Que animam os teus bairros e dão vida

Aos teus utentes, grita com teus pulmões

Coisas saborosas que são tua mais valia.


Ruy Serrano - 05.11.2021


Sem comentários: