quarta-feira, 24 de junho de 2009

INSÓLITO

SINGULARIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA

(Inédito)

Entre os milhares de vocábulos da Nossa Língua, o que serve hoje de mote à minha crónica é dos mais esquecidos, embora, por ironia, esteja sempre presente no quotidiano das nossas vidas.

Ao folhear os jornais ou fazer zapping pelos telejornais da televisão, somos surpreendidos permanentemente com notícias, comunicados, entrevistas, reportagens e imagens que são o insólito das realidades. Os personagens geradores destes acontecimentos deveriam ter reflectido sobre o significado do termo “Insólito”, antes de terem tomado decisões precipitadas, ofensivas e contrárias à normalidade dos seus actos, evitando contribuir para a deterioração de relacionamentos pacíficos com o seu próximo.

Hoje ninguém poderá invocar que a sua vida se rege por parâmetros de inteira normalidade, pois é exaustivamente confrontado com situações absolutamente “Insólitas”. Não seria necessário recorrer a exemplos, mas passo a ilustrar algumas anomalias absurdas que surpreendem e atormentam injustamente a tranquilidade dalgumas pessoas: é insólito, os atentados suicidas frequentes; é insólito o apetrechamento crescente das nações com armamento cada vez mais sofisticado; é insólito, as confrontações bélicas, violentas, entre seres humanos ditos “racionais”; é insólito ouvirmos e assistirmos partirem da boca de garotos insultos a um 1º ministro; é insólito um departamento do estado abrir um processo a um seu servidor por este ter desabafado com o Presidente da República sobre os seus dramas; é insólito, os senhorios estarem a pedir rendas excessivas pelo aluguer de espaços comerciais, inviabilizando muitas actividades, no actual contexto de crise geral; é insólito ver o crescimento incontrolável dos implantes mamários em pessoas que perdem a sua identidade física normal; é insólito o herdeiro de uma herança que se encontra por resolver em tribunal ser obrigado a pagar o imposto sucessório sobre a sua quota-parte que ainda não foi sentenciada; etc...etc...etc...

Se cada um de nós fizer uma análise aos factos com que diariamente se vê confrontado, verificará que é vitima de casos insólitos que poderiam ser evitados pelos seus causadores se estes reflectissem e ponderassem sobre o verdadeiro significado do termo “INSÓLITO”. Seria desejável que este vocábulo da nossa Língua entrasse em desuso e até pudesse ser banido do dicionário, deixando de ser uma das singularidades da Língua Portuguesa.

Sem comentários: