quarta-feira, 24 de junho de 2009

A ROTINA E OS RITUAIS

(Inédito)

A nossa vida é permanentemente uma rotina diária que utilizamos para levar a cabo a concretização da nossa ocupação e consequente realização pessoal. Durante a nossa rotina adoptamos e utilizamos rituais a que nos fidelizamos e com os quais nos passamos a identificar, dando verdadeiro sentido à nossa vida.

Os rituais, que vivemos com mais ou menos intensidade, mas com muito empenho e carinho, tornam a rotina mais suportável e menos fastidiosa. Com a progressão cultural e material ou a regressão que a vida poderá proporcionar-nos, alguns dos rituais vão-se aperfeiçoando e refinando no primeiro caso e perdem-se ou perdem qualidade no segundo caso.

Com o crescer da idade, este processo de transformação também vai aumentando, ficando pelo caminho parte dos rituais e com muito custo e sacrifício se vai adiando a sua exclusão por já não ser possível mantê-los. Este é o momento oportuno para que o idoso sinta os seus rituais supridos por outras compensações que os seus descendentes devem proporcionar-lhes, não os deixando ao abandono e esquecidos no seu canto. Deve estar sempre presente a consciência de que a rotina e os rituais constituem um processo natural que passa pela vida de todas as gerações.

Sem comentários: