domingo, 8 de janeiro de 2012

UM ATL DE CIRCUNSTÂNCIA EM MINHA CASA






Nunca imaginei que a minha casa, doce lar, ainda se tornasse mais doce com a sua adaptação temporária a um ATL. Durante cerca de mês e meio a sala comum foi transformada em salão de recreio para os meus dois netos mais novos e dois dos meus bisnetos confraternizarem e se divertirem a seu belo prazer. Os netos, Duarte, de 9 anos, o seu mano, Afonso, de 7 anos e a bisneta mais velha, Beatriz, de 5 anos e o seu mano, o bisneto mais novo, Bernardo, de 9 meses.


A nossa vida, minha e de minha mulher, transformou-se radicalmente com a presença constante daqueles nossos netos e bisnetos. Eles foram para nós um bálsamo para o renovar de energias e bem-estar. A nossa sala passou a estar 100% à disposição daquelas adoradas crianças. Eles usufruíram dos sofás, das mesas, da televisão e dos objectos decorativos, como se fossem brinquedos que se juntavam aos seus, já por si muito diversos e sofisticados. A nossa interferência apenas se resumiu a incutir-lhes a noção de assumirem a responsabilidade de manterem tudo intacto, embora desordenadamente.

Com esta experiência única das nossas vidas, - que não conseguimos viver com os nossos filhos e os nossos netos, por indisponibilidade profissional -, tivemos a oportunidade de transmitir e receber afectos, ensinarmos e aprendermos conhecimentos e segredos. Por outro lado, foi uma maneira saudável e prática de nos desligarmos das más notícias e programas televisivos inconvenientes que nos entravam a todo o momento em nossa casa.

Achei por bem escrever esta crónica leve, sobre um episódio verídico da minha vida actual, de modo a sensibilizar os avós e bisavós que devem, durante um curto período de tempo - aproveitando por exemplo as férias escolares maiores -, para porem as suas casas à disposição dos seus netos e ou bisnetos. Verão que vão sentir as vossas vidas rejuvenescer.

O meu maior receio é que ainda me venha a ser levantado algum auto de transgressão por falta de licença do meu ATL improvisado, tal como em plena época natalícia recebi, como prenda irrecusável uma notificação para pagar uma multa de 60,00 €, por transgressão no estacionamento da minha viatura. Para contribuir deste modo abusivo para os cofres do Estado tive de reduzir o valor das prendas que ofereci aos meus netos e bisnetos.

Sem comentários: