quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

A MINHA BIBLIOTECA



Olho para os livros da minha biblioteca
E os meus livros me interrogam
Porque não os leio,
Qual o receio?

Um em especial de política e economia
Diz-me que eu poderia aprender
A lidar com a minha situação,
Sem qualquer indecisão.

Outro, romance de histórias de amor,
Acha que eu ficaria a saber,
Como seduzir uma mulher,
Sem nada perder.

Mais um, amarelecido e algo esquecediço,
Sente-se desprezado e ofendido,
Pergunta se a sua idade
Não me dá piedade.

Uma colectânea de contos de crianças,
Quer saber se alguma vez já os li,
Que eu não sei o que perdi,
Por serem de encantar.

A todos respondi que muito os respeito,
Mas que não são o meu género,
E os comprei porque quero,
Que sejam amigos de peito.

Irei guardá-los por toda a minha vida,
Para admirar com prazer e magia,
As suas capas e os seus autores,
De minha gratidão merecedores.

Finamente, acabei por melhor esclarecer,
Que os livros que mais estimo,
São os de poesia, um mimo,
Que me dá gosto ler.

Com eles aprendi a filosofia da minha vida,
Que me tem feito muita companhia,
Nos bons e maus momentos,
Sendo muito ternurentos.

Ruy Serrano - 04.01.2018


Sem comentários: