sábado, 5 de outubro de 2019

A MINHA BIBLIOTECA RECLAMA

A minha biblioteca reclama com razão,
Por eu não a ler nem prestar atenção.
Tem as centenas de livros à espera 
Que os leia, sua paciência se altera.

De quando em vez um livro eu abro,
Começo a ler do final para o início,
O livro se ofende por meu mau vício,
Quer que o leia por nunca ser chato.

Muitas vezes o livro não me desperta
Interesse, eu desisto e então esqueço,
Ainda deixo entretanto a porta aberta,
Para voltar a tentar ler, não esmoreço.

A biblioteca agora também tem ciúmes
Do computador pelo qual me enamorei,
Por achar que é mais prático, bem sei,
Tenho de a tratar bem, sem azedumes.

De quando em vez um livro eu tento ler,
Espreito o seu interior, para o desbravar,
Só leio se o seu conteúdo me interessar,
Não quero ler contrariado pra não sofrer.

Mesmo assim, já li centenas de livros,
Com eles aprendi muito da nossa vida, 
Além do bom português, a sabedoria
Que nos faz sentir estarmos inda vivos.

Pena minha não vir a ter muito tempo
Para ler todos os livros que reclamam
Que os leia até ao fim da minha vida,
Eles a mim se dedicam e me chamam.

Ruy Serrano - 05.10.2019

Sem comentários: