quarta-feira, 7 de julho de 2010

OS GENES E O HABITAT

INÉDITO
Contrariamente à ideia que se tem de que a personalidade da espécie humana advém exclusivamente dos seus genes, o habitat tem uma função fundamental na construção dessa personalidade. Este é o resultado de um estudo divulgado pela “Public Library of Science Biology, efectuado por uma equipa de cientistas que encontrou indícios que sugerem que as mudanças ao nível da dieta e do habitat causam efeitos duradouros”. (transcrição do site da Ciberia).

Na verdade, segundo a minha observação pessoal deste fenómeno, já há muito que eu chegara à mesma conclusão dos estudos científicos indicados. Tanto na minha terra de nascimento, em África, como em Tomar, onde vivo presentemente, com o tempo de permanência repartido praticamente em partes iguais, tive a oportunidade de concluir que as pessoas nascidas e imigradas para os locais onde vivem, para além dos seus genes, assimilaram usos e costumes alimentares e culturais que influenciaram a alteração da sua estrutura humana.

São evidentes os sotaques adquiridos, o gosto pela gastronomia local, a visão da vida, os comportamentos sociais, com uma convivência mais ou menos aberta ou fechada, a inveja, a intriga, a maior ou menos separação de classes, as oportunidades de trabalho - mais facilitadas aos locais em relação aos chegados de fora -. Estas alterações chegam a influenciar a própria anatomia dos indivíduos.

O processo de adaptação ao novo habitat é lento e por isso longo, razão porque nos primeiros tempos são conseguidos com dor e sacrifício. A assimilação do novo ambiente passa pela afirmação das reais qualidades e mais valias dos novos urbanos, que, por falta de oportunidades, só tardiamente vêm a ser reconhecidos de molde a contribuírem para a valorização das comunidades. Os mais atingidos e prejudicados são os filhos e netos desta geração que, para viabilizarem as suas vidas têm de migrar ou emigrar, sujeitando-se, nas novas comunidades, ao mesmo fenómeno que afectou os seus progenitores.

Sem comentários: