quinta-feira, 4 de abril de 2019

VISITA AO PASSADO


Comprei uma passagem a crédito,
Para visitar o meu longo passado,
Foi-me pedida minha identificação,
Nāo fosse eu um grande aldrabão.

Sem cartão de cidadão, meu bilhete 
De Identidade a preto e branco é fiel,
E perpétuo, já não terei outro igual,
O tempo é escasso, será pois fatal.

Tomei o tempo para eu poder viajar,
Nāo paguei nada, foi-me oferecido
O bilhete de ida e volta, para breve,
Não quero ser seguido como lebre.

Decepcionado fiquei com o que vi,
Triste espectáculo eu ainda assisti,
Muita gente a viver com a pobreza,
Pouca gente a viver na grandeza.

Gente do meu tempo já não existe,
Desapareceu de modo misterioso,
Seus descendentes temem poder
Represálias vir ainda um dia sofrer.

A visita ao passado foi um fracasso,
Por ter encontrado tudo diferente,
As casas por marginais ocupadas,
Com as fachadas todas muradas.

Mau espectáculo a que se assiste,
O cair do pano será muito triste,
Os actores sabem o guião de cor,
Serão punidos se não forem da cor.

Ruy Serrano - 04.04.2019


Sem comentários: