quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

EU E A LITERATURA

Eu e a literatura fizemos um acordo,
Eu a divulgaria pelos meus literatos.
E a literatura seria a minha candeia
Que me iluminaria os meus passos.

Jamais passo sem a sua companhia,
A literatura faz parte da minha vida,
A nossa relação vem desde jovem,
Rendo-lhe minha justa homenagem.

Namorada e amante, é a literatura
Que me dá prazer em viver, amor
Como o nosso não há outro igual,
É um amor bem sólido e ancestral.

Vivemos das palavras idolatradas,
Por serem por nós tão admiradas,
Com elas escrevemos e mostramos
Como é possível nos tolerarmos.

Com a literatura aprendi a sobreviver,
Neste emaranhado de tantas invejas,
Com ela estarei sempre a descobrir
Novos caminhos e horizontes de luz.

Os livros mais lúcidos, reclamam
Mais atenção, pedem muito sigilo
Para se tornarem meus professores 
E me ensinarem a ser bons autores.

Nunca me zangarei com a literatura,
É o meu alimento, a minha vitamina,
Sirvo-me dela a qualquer momento,
Cura as minhas dores sem aspirina.

Sem abusar, usarei a minha literatura,
Para escrever as crónicas e os poemas,
Que ofereço aos meus muitos amigos,
Tornando-os fiéis leitores agradecidos.


Ruy Serrano - 27.12.2018

Sem comentários: