quarta-feira, 17 de março de 2010

O HOMEM E O COSMOS


PUBLICADO


Dos muitos emails que vêm parar às minhas caixas de correio electrónico, destaca-se um que se reveste de relevante importância por reproduzir todo o esplendor do Sistema Estelar e Planetário a que o Homem e a Terra inevitavelmente pertencem.Com a ajuda do telescópio espacial Hubble foi possível perscrutar uma grande parte do Universo, descobrindo novas galáxias com novos planetas e seus satélites e estrelas extintos e a formar-se, transformando o nosso planeta numa reduzidíssima insignificância

Esta introdução é fundamental para se perceber que o Cosmos é divinamente superior e comanda todos os corpos vivos e inertes que nele permanecem. Sendo o Homem um ser vivo pensante, tomado como inteligente, porque razão não aceita a sua condição de pequenez e declarada fragilidade perante um Universo tão vasto e complexo? Porque razão o Homem anda permanentemente em busca de conflitos com o seu semelhante, para lhe ter supremacia, tanto pelo poder como economicamente? Porque razão o Homem é egoísta, ciumento, vingativo, ambicioso, não olhando a meios para atingir os seus ideais egoístas? Porque razão o Homem se acha diferente do seu semelhante, agredindo-se mutuamente com actos tendenciosamente contranatura?

Quando observei o Cosmos através do olho mágico do Hubble, achei-me ridículo e inútil por pertencer a um micro planeta do Universo em que impera o pecado. As imagens que a minha retina reteve deixaram-me esmagado perante tanta grandiosidade e perfeição do Universo, não encontrando respostas para a Vida tão Aviltante e de conflito permanente em que o Homem vive. Deveria recorrer à sua inteligência para corrigir os seus defeitos e tentações. Fica uma pergunta no ar, sem resposta: qual será o futuro do Homem e da Terra no conjunto heterogéneo do Sistema Estelar e Planetário?

Sem comentários: