segunda-feira, 20 de maio de 2013

ÁRVORES E LITERATURA


         Das sementes que lancei ao chão da minha terra,
Nasceram e cresceram árvores que deram frutos,
Frutos deliciosos que colhi e saboreei com gosto,
Outros ficaram nas árvores com muito desgosto.
         Desgosto por ter abandonado as minhas árvores,
Deixando de lhes dar água a beber e as manter
Com vida. Suas folhas secaram de tanto calor,
E eu com remorsos fiquei, sofrendo com dor.

As poucas árvores que eu trouxe e transplantei,
Ainda deram frutos de reconhecida qualidade,
Mas por terem pouca procura, com prejuízos,
Tive de trocar a agricultura por boa literatura.
         Dediquei-me à poesia e leitura, com interesse,
Passei a escrever crónicas e poemas inspirados
Nas minhas vivências e realidades passadas,
Que publico pr'as pessoas menos informadas.

Tenho tido bons e comentários algo duvidosos,
Talvez por minha escrita ser d’algum protesto.
Não sei escrever poemas românticos, irreais,
Dou sim valor aos poemas mais verdadeiros,
Por achar que têm bem a ver com nossas vidas,
Repassadas de surpresas, desgostos e alegrias.
Não tenciono alterar meu modo de me exprimir,
É a maneira mais natural pr' eu poder resistir.


Sem comentários: