sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AS FONTES DA VIDA

PUBLICADO

«Não é meu propósito substituir-me aos homens da ciência e aos doutorados, mas tão-somente, transmitir a opinião modesta de um autodidacta, como eu, sobre um tema tão oportuno e actual – R.S.»

O tema que hoje vou abordar é-me muito caro por representar para mim toda a razão da nossa existência, a que a maioria das pessoas não dá a merecida importância. São fontes principais da nossa vida, a Água, o Ar e a Luz (energia). São complementares a Natureza e a Alimentação.

Passo a analisar cada uma destas fontes para se poder compreender quão importantes e fundamentais são para a sobrevivência dos seres vivos, em particular, do Ser Humano.

a) – A água é indispensável à qualidade de vida, devido à riqueza das suas propriedades, devendo ser utilizada e consumida, em quantidades equilibradas, tanto exterior como interiormente. Deve-se ingerir água pura proporcional ao nosso peso, fora das horas das refeições principais. Deve ser utilizada na nossa higiene diária, aplicando-a em repuxo em todas as zonas corporais mais sensíveis ao sistema nervoso ou de imersão, aquecida à temperatura do corpo e por períodos de tempo apropriados;

b) – O Ar dá-nos a purificação interior do organismo, através dos pulmões. Deve ser inspirado e expirado, profundamente, de madrugada ou ao princípio da noite. É nestes períodos do dia que o ar é mais puro, pois circula libertado de partículas poluídas que durante o dia mais o afecta, pela agitação de toda a vida em ebulição;

c) – A Luz Natural que contem a energia necessária à nossa visão e locomoção. Deve ser consumida, com precaução, para alimentar os sentidos a ela sensíveis, de harmonia com as suas necessidades mínimas;

d) - Como fontes secundárias temos a Natureza e a Alimentação. A Natureza, por fazer parte de toda a vida terrestre, tendo tal influência no Ser Humano que, quando este lhe causa danos, ela vinga-se ferozmente, causando-lhe danos gravosos e irreversíveis. Por isso, o Ser Humano deve tratar a Natureza com o máximo de dignidade, conservando-a. A Alimentação é a outra fonte de que depende a nossa vida, mais ou menos saudável, consoante os cuidados que tivermos com o seu consumo. Este deve obedecer ao cumprimento de quantidades e qualidades seleccionadas e consumidas em pequenas porções por quatro ou cinco vezes diárias.
Estas são de facto as Fontes da Vida que, sendo bem aproveitadas, têm uma influência salutar sobre todo o nosso ser, estimulando o bom funcionamento de todos os órgãos, evitando doenças e prolongando a vida do Ser Humano, independentemente dos seus genes. Por outro lado, torna-se fundamental para o equilíbrio emocional e espiritual necessário ao bom relacionamento social e à tomada de decisões consensuais.

Sem comentários: