sexta-feira, 17 de agosto de 2018

O ANTES E O APÓS

Nesta vida de muitas matizes e surpresas,
O antes valia apena viver, muitas vezes
Eu me divertia de pé descalço e de bibe,
Ao fim do dia chegava sujo e maltrapilho.

O antes era tão delicioso de brincadeiras,
Que passava todo tempo no meu quintal,
Perdia a noção das horas, só me apercebia
Quando deixava de ser dia e a noite nascia.

Namoriscar era divertido, uma brincadeira
Que se levava a sério, e me dava coragem 
Para confessar o meu amor à minha garota,
Que tanto como eu também era mui marota.

No após, nos dias de hoje os amores chegam 
E partem de repente, sem sabermos a razão,
Apenas nos apercebemos quando o coração,
Bate com mais força e os amores nos deixam.

Recorro à poesia para imaginar que os amores
São possíveis com as palavras que se dedicam
Com sentimento, sem receios nem os temores.
Que muitos, desconfiados, com tempo, evitam.

Este após é um tempo que não nos abandona,
Agarra-se à nós como sanguessugas, sangue
Que nos suga por muito tempo, até a um dia,
Quando estiver de barriga cheia, vida perdida.

Ruy Serrano - 18.08.2018

Sem comentários: