terça-feira, 16 de setembro de 2008

COMO APRENDI A ENVELHECER

VERSOS INÉDITOS

Aprendi a envelhecer,
Corrigindo os erros do passado,
Procurando relançar os últimos projectos,
Enfrentando novas realidades e obstáculos.

Aprendi a envelhecer,
Assistindo enternecido ao crescer da família,
Com o nascimento dos netos e bisnetos
Fiéis depositários da minha imortalidade.

Aprendi a envelhecer,
Com surpresas, traições e humilhações,
Escudado na minha integridade e fé inabaláveis,
Ciente da razão e da sabedoria inquebrantáveis.

Aprendi a envelhecer,
Tentando provar as minhas competências,
Resguardando-me da sociedade competitiva e crítica,
Recusando ser injuriado e julgado pelos detractores.

Aprendi a envelhecer,
Transmitindo aos meus descendentes, valores
Positivos e dando conselhos úteis e oportunos,
Como escudos de defesa e identidade própria.

Aprendi a envelhecer,
Sem me arrepender do meu passado,
Farol do novo caminho a percorrer,
Como exemplo corrector de novas directrizes.

Aprendi a envelhecer,
Com tudo que meus pais me transmitiram,
Que guardei ciosamente durante toda a vida,

Como espólio e herança da sua coragem e orgulho.








Sem comentários: