terça-feira, 16 de setembro de 2008

COMO APRENDI A VIVER

VERSOS INÉDITOS

Aprendi a sonhar
Naquele mundo algo primitivo
Envolvido no verde da vegetação,
No azul do mar e colorido dos animais

Aprendi a brincar
Sozinho e com alguns amigos
Ao correr, saltar e jogar à bola e à macaca
Nos encontros fortuitos com cobras e lagartos

Aprendí a amar
Os meus pais, os meus irmãos e a minha família
Admirando-os e obedecendo-lhes na rebeldia
De uma liberdade irreverente mas disciplinada

Aprendi a respeitar
Os meus amigos, protectores atentos,
O chimpanzé que me vigiou no leito
O cozinheiro, o lavadeiro, o muleque e outras gentes

Aprendi a conviver
No dia a dia da minha faina
No meio das árvores e do mato
Na escola, na igreja e no lar

Aprendi a não ter medo
Da escuridão, ao adormecer só em casa
Noite dentro, nos serões de meus pais,
Quando eu era esquecido por momentos

Aprendi a crescer e a ser homem
Pela vida saudável e de verdade
Que compartilhei dia a dia com um Mundo
Diferente daquele em que hoje sobrevivo

Não estou sozinho, sinto-me acompanhado
Pela minha família, pelo nosso sangue,
Que tento proteger das adversidades
Na certeza donde venho, sem saber para onde vou.


Sem comentários: