terça-feira, 5 de julho de 2011

DOIS SÍMBOLOS DE TOMAR

(PUBLICADO EM 31/10/08,
NA "CIDADE DE TOMAR")


Não se dá a devida atenção a dois símbolos da nossa cidade Nabantina, que ao longo de muitas décadas têm marcado o palpitar e o ritmo de vida que envolve os seus residentes e visitantes. Refiro-me à sirene dos Serviços Municipais de Bombeiros e ao sino do ex-colégio “Nuno Álvares”. Acho oportuno escrever sobre estes emblemas que ornamentam a sonoridade palpitante e encantadora de Tomar.

A sirene dos bombeiros tem funções úteis que se traduzem não apenas pelos alarmes de incêndios ou acidentes ocorridos na área do nosso concelho, mas também pelo aviso das 12 horas que, na ausência doutra marcação horária, poderia alargar o seu toque de aviso a outros períodos do dia, podendo ser, por exemplo, as 08 horas, as 17 horas e as 19 ou 20 horas, mediante toques apropriados. Seria uma maneira de tornar a nossa cidade viva e organizada em termos horários a que muita gente não dá importância e que tem influência na articulação das actividades e prestação de serviços eficientes e oportunos.

Quanto ao sino do ex-colégio “Nuno Álvares” que em tempos, não muito longínquos, era preponderante na sinalética sonora horária da cidade, tão útil aos seus habitantes, deixou de desempenhar a sua missão, com o silêncio absoluto coincidente com a decadência do colégio e o degradar do próprio edifício. Seria útil e apaixonante voltar a ouvir-se o velho sino do ex-colégio dar as suas horas, transmitindo ao mesmo tempo à cidade a mensagem de que ainda se mantém bem vivo. O ressuscitar deste símbolo deveria ser considerado no projecto de recuperação do Edifício que está previsto para breve.

É possível que alguns desprendidos das tradições não estejam em consonância com esta minha singela mensagem, mas, tendo eu tomado Tomar como meu segundo berço, há algumas décadas, não acho justo subestimar-se o que de genuíno nos ofereceu a nossa Cidade nos seus tempos florescentes.

Sem comentários: