domingo, 31 de julho de 2011

OS SABORES DA LEITURA

(INÉDITO)

Por achar a leitura a base da boa formação cívica e intelectual de todo o ser humano, sinto-me motivado a escrever algo sobre a leitura e os seus sabores. Considero o sabor da leitura como o sexto sentido, contribuindo para a arquitectura da nossa personalidade.

Quem tem o prazer de ler, sente os seus sabores próprios de acordo com a sua personalidade e de acordo com o tipo de leitura que faz. As preferências são muito diversas, passando pelo histórico, sociológico, político, económico, artístico, religioso, etc. O prazer da leitura depende do tipo de leitor e do género de leitura. Deve haver a preocupação de seleccionar a boa leitura, ignorando os textos viciados e nocivos. A leitura é independente e não sofre a influência da própria escrita. Esta é exclusiva dos vocacionados. A leitura é livre e está ao alcance de todo o indivíduo que saiba ler.

Tal como os alimentos que depois de saboreados, são ingeridos e digeridos, também a leitura deve ser digerida e sujeita à nossa própria análise e crítica. No meu caso particular, descobri que tenho grande sensibilidade para a poesia. Quando a leio, estou sempre a descobrir a verdade da vida e da natureza. Através do Facebook temos hoje acesso à mais variada poesia e a poetas anónimos que são virtuosos na sua feitura.

É indiferente que a leitura seja em papel ou pelos meios virtuais tecnológicos, pois não perde a sua essência e magnetismo.

Em tempos recuados de meados do século XX, o ensino primário passava pela leitura obrigatória, em voz alta, na aula, de um texto. Eram exigências principais a dicção e a entoação, passando pela análise e interpretação do texto. Estou convencido que se perderam estas regras de ensino, contribuindo para a desmotivação e ausência do gosto pela leitura.

Os hábitos da boa leitura são fundamentais na formação da pessoa humana. Dá-lhe uma visão realista da vida e uma ideia mais consistente e assertiva da dimensão universal do relacionamento e concórdia entre os homens.

Sem comentários: