sexta-feira, 9 de agosto de 2013

ACONTECEU NASCER EM ÁFRICA


Aconteceu nascer em África, naquele tempo,
Quando tudo era verde,
A floresta densa e húmida,
As estradas de terra,
A chuva forte que não parava,
Os morcegos a voarem em bandos
Aconteceu eu nascer em África.

Crescer de pé descalço,
Tomar banho como nasci,
Jogar à bola de trapos,
Caçar passarinhos,
Sonhar com o impossível,
Apaixonar-me por uma mulata,
Aconteceu em África,

Foi em África depois de crescer
Que saboreei a primeira leitura,
Descobri a poesia,
Sofri com as febres da malária,
Andei à porrada sem querer,
Arranjei amigos que perdi,
Os primeiros amores descobri.
Meu privilégio foi nascer em África,
Naquele tempo muito lento,
Que parecia não andar,
Não tinha pressa p'ra nada,
Tinha paciência p'ra tudo,
Era criança, era sortudo,
De mim eu tratava.

Aconteu eu nascer em África,
Terra das terras e dos homens,
Da beleza das mulheres,
Do esplendor do pôr do Sol,
Meu berço, minha terra,
Separaram-nos pelo umbigo,
Sofro por não estar contigo.

Ruy Serrano, 09.08.2013

Sem comentários: